








Fundado em 1995, o grupo paulistano Barbatuques usa um instrumento muito especial para fazer música: o corpo. O nome dá uma pista de uma das formas usadas pelos integrantes para tirar um som (ou melhor, muitos sons) da cabeça aos pés. Batucar na barriga, batucar no peito... Assim como testar os barulhinhos e estralos com a boca, quem nunca experimentou? O que para as crianças é uma brincadeira sonora, para os "barbatuqueiros" é percussão corporal, que associam a sapateado e a técnicas vocais, explorando as infinitas possibilidades e ritmos.
Nesses quase 20 anos de formação, o Barbatuques já gravou vários CDs, realizou oficinas em empresas e escolas, fez shows em grandes eventos, como a Copa do Mundo da África, em 2010, o anúncio da Copa de
2014 pela Fifa em Johanesburgo e a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, em 2013. Também se apresentou em shows em várias cidades (Campinas entre elas) e em mais de 20 países.
Também fez filmes. Participou da trilha sonora de "O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, e do documentário "Educação.doc", de Lais Bodansky e Luis Bolognesi. A mais recente atuação dos músicos no cinema foi em "Rio 2", de Carlos Saldanha, em que apresentam duas criações originais: “Beautiful Creatures” (https://www.youtube.com/watch?v=kEQ6TiQrd7E), interpretada com Andy Garcia e Rita Moreno, e “Don’t go Away” (https://www.youtube.com/watch?v=cK7XJZ0G8q8), interpretada por Anne Hathaway e Flávia Maia.
Conheça
CDs
"Tum Pá” (2012)
"Corpo do Som” (2002)
“O Seguinte é Esse” (2005)
DVDs
"Corpo do Som ao Vivo” (2007)
“Tum Pá ao Vivo” (2014)
Música para tocar
com o corpo
