

Bonecas Waldorf
"Nosso mais alto empenho deve
ser o de desenvolver seres humanos
capazes de, por eles próprios, dar
sentido e direção às suas vidas."
Rudolf Steiner
Cada uma das bonecas Waldorf recebe "um carinho" especial ao nascer. Todas são feitas de forma artesanal, manualmente, com
uma técnica baseada basicamente nas amarrações e que não precisa mais do que tesoura, linha e agulha para ser executada. Assim, cada peça confeccionada pelo artesão é única e exclusiva, ainda que do mesmo modelo. O trabalho é orientado pela pedagogia Waldorf, desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner, também fundador da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritimia.
Com a fisionomia pintada à mão, proporções que respeitam as do corpo humano, mas não reproduzem fielmente suas particularidades, deixam espaço aberto para a criação e estimulam a imaginação infantil durante a brincadeira, possibilitando a interação com a realidade, o autoconhecimento e autorreconhecimento através do espelhamento, o exercício dos relacionamentos sociais e uma série de outras vivências. Também podem se tornar ferramentas importantes para educadores e psicólogos.
Os materiais usados são naturais - malha e tecidos de algodão puro nas roupas e acessórios e feltro e fios de lã de carneiro nos cabelos e enchimentos -, o que proporciona uma rica experiência aos sentidos e informações do mundo natural através dessas matérias-primas.
As bonecas também são grandes companheiras, trazem a sensação de aconchego e podem se tornar confidentes, em uma ligação estreita de cumplicidade e de muito carinho.

As fadas
Com suas varinhas e asas, as fadinhas rosa, dos jardins e das flores têm corpos fexíveis que podem assumir várias formas para sair voando por aí em uma brincadeira cheia de magia e encantamento.


Ela tem tudo para se tonar a companheira de todas as horas. É fofinha, tem o tamanho ideal para ser levada para cá e para lá, sabe guardar todos os seus segredos e ainda tem roupinha que sai.
O fofinho
O amigo sob medida para as crianças bem pequenas. Com cerca de 16 centímetros, cabe direitinho nas mãozinhas miúdas. Suas formas são indicadas especialmente para o início da primeira infância, mas a durabilidade pode fazer com que seja um companheiro para toda a vida.

A bailarina
De coque na cabeça e vestindo um tutu de tule, a bailarina está pronta para espalhar a arte da dança por aí, com passos criados pelas crianças-coreógrafas.


Reino da fantasia
Era uma vez... uma princesa, com tiara e capa rosas, e sua amiga, a dama da corte.Era uma vez... um faz-de-conta
com muitos começos,
meios e fins.


A menina

O polichinelo e a bruxinha
Sentada em sua vassoura, a bruxinha vem com um fio de náilon para ser pendurada em qualquer canto. O polichinelo, com suas cores e corpo fofinho, também pode ser muito decorativo, além de agradar meninas e meninos.


As meninas do campo
Um cheirinho de lavanda fica no ar quando elas estão por perto. Muito relaxantes, soltam todo o seu aroma quando massageadas.
As peças que ilustram a página são do Atelier de Bonecas Evi,
de São Paulo