
Brincadeiras juninas
Festa junina tem bandeirinha colorida, tem fogos de artifício, fogueira, quadrilha e pipoca. E tem também muita brincadeira.
A corrida do saco é uma delas. Vinda de Portugual, a diversão consiste em cumpir um determinado percurso pulando com as duas pernas enfiadas dentro do saco.
Uma variação que exige muito equilíbrio e colaboração é a corrida de saco em dupla. Nela, cada um dos dois corredores da equipe coloca um pé dentro do saco (um colocará o esquerdo e o outro, o direito) e deixa o outro de fora.

Equilibrar o ovo sem deixar cair no chão e ainda ser o mais rápido. Esse é o objetivo da corrida do ovo. Cada corredor, segura uma colher em uma das mãos (ou na boca) com um ovo em cima. Se o ovo cair, está desclassificado.


A brincadeira parece simples: colocar o rabo que falta no desenho do burro. Mas, e se os seus olhos estiverem vendados? Fica muito mais desafiador e divertido, não é mesmo? Ganha no rabo do burro quem acertar ou chegar mais perto!

Para não sair contando história de pescador por aí, use sua habilidade para conseguir encaixar a ponta da sua vara nos ganchinhos e pegar seu peixe
na tradicional pescaria junina!
Nesse jogo, o que vale é a concentração e a pontaria. Mire bem e acerte a boca do palhaço...

Uma das mais tradicionais brincadeiras, o pau de sebo desafia os participantes a chegar no topo. Mas não basta agilidade para subir. O mastro é besuntado de óleo e fica liso que nem quiabo.
MAIS DIVERSÃO Nos arraiás do Brasil, há muitos outros jogos, entre eles o arremesso de argola, mordida na maçã do amor, bola na lata e passa-chapéu.
Leia Mais:
Pular corda faz bem para todas as idades
As inteligências dos jogos tradicionais









Brinquedos e brincadeiras para deixar o arraiá mais divertido e vestidos para rodar na quadrilha...