





Felicidade no prato
Por Cara Carambola
Felicidade também se põe à mesa. Diversos estudos e pesquisas mostram que os alimentos não produzem efeitos apenas no físico, mas podem interferir diretamente nos estados emocionais. Comer certos alimentos garante bem-estar não só no momento e logo após a refeição, mas tem o poder de prolongar essas boas sensações ao longo do dia e, com regularidade, até mesmo estabilizar oscilações do humor.
Segundo especialistas, a química dos alimentos tem efeitos na produção de substâncias que causam prazer, como a os neurotransmissores serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, responsáveis por levar impulsos ao cérebro. O resultado é menos estresse, ansiedade e tristeza.
Entre os efeitos da serotonina, estão a redução da sensação de dor, o controle do apetite e boas noites de sono. A dopamina, considerada por alguns a “molécula da motivação", é responsável pelo sistema de recompensa, favorecendo o foco, a concentração e a vontade de realizar.
Alimentos ricos no aminoácido tirosina aumentam os níveis de dopamina, enquanto aqueles com forte presença do triptofano, também um aminoácido, elevam a produção da serotonina. Outros "ingredientes" que ajudam a levantar o astral são os antioxidantes, o zinco, o ômega 3, o ferro e as vitaminas E, B e C.
Para a felicidade ser completa, acrescente nesta receita os carboidratos, que aumentam os níveis de insulina no corpo e facilitam a absorção do triptofano.
Veja abaixo, alguns alimentos para uma alimentação e uma rotina mais feliz!

Abacate
Possui antioxidantes, ácido fólico, carotenoides, vitamina C e tirosina. Rico do ponto de vista nutricional, também aumenta a saciedade.

Aveia
Além do triptofano, contém selênio,
que contribui para dar energia ao
organismo. Também pode ajudar o cérebro a produzir serotonina.

Banana
Rica em triptofano, melhora o humor e diminui a vontade de comer doces. Tem carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e vitamina B6.

Chocolate
O cacau possui carboidrato e triptofano. Prefira os tipos meio amargo ou
com 70% de teor de cacau, que têm
também poder antioxidante.

Gérmen de trigo
Fonte do complexo B e outros nutrientes, como vitamina E, antioxidantes e fibras, é benéfico para as funções cerebrais.

Mel
Contém triptofano, que estimula a produção de serotonina. Ajuda no equilíbrio da flora intestinal, contribuindo para regular o humor.

Milho
Com várias opções de preparo, é rico em carboidratos, o que aumenta a energia e dá sensção de bem-estar, e também em vitamina B6.

Mirtilo e frutas vermelhas
Os antioxidantes e fitonutrientes encontrados nessas frutas ajudam a superar o estresse, na imunidade e ainda combatem os radicais livres.

Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, diminuindo
o estresse e melhorando as funções da memória.

Peixes e frutos do mar
As espécies de água fria, como salmão
(tirosina), atum, sardinha e cavalinha são
fontes de ômega 3. Também contêm
selênio e vitamina B12.

Pimenta
A ardência da pimenta vem da capsaicina, princípio ativo que estimula
o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.

Sementes
Sementes de abóbora, linhaça, chia e
girassol são fontes importantes de magnésio, ferro, ômega 3, triptofano, zinco e tirosina.

Vegetais de folhas escuras
Couve, brócolis, rúcula e outros vegetais
com folhas escuras são ricos em ácido
fólico, que ajuda a liberar serotonina no
organismo.